Finalmente experimentei a sauna! Sabe muito bem, é muito relaxante. Para os leigos, aqui fica uma descrição do processo:
Primeiro, acender o lume na salamandra. Fechar a porta e esperar que a temperatura chegue pelo menos aos 70º (ainda demorou uns 15min a aquecer). Enquanto isso, prepara-se um balde com água e as coisas para depois tomar banho. Quando o termómetro estiver na temperatura desejada, toca a tirar a roupa (mesmo em saunas públicas costuma-se ir sem roupa, e sim, ambos os géneros juntos na maioria dos casos) e ir lá pra dentro.
Vai estar MUITO quente quando entrarem, mas não atirem logo a água toda por cima das pedras, pois provoca muito vapor ao mesmo tempo e são capazes de se sentir mal se não estiverem habituados. Eu fui deitando aos poucos e aguentei-me lá 10 minutos, no primeiro round. Um detalhe importante: a sauna tem uma bancada com pelo menos dois degraus. Se se sentarem no de cima, vai estar MUITO mais quente do que se se sentarem num mais baixo. Aprendi isso por experiência própria.. uns segundos lá em cima e rapidamente voltei para a parte de baixo :x
Quando acharem que sim, saiam da sauna e metam-se debaixo do chuveiro de água fria, depois voltem lá pra dentro. Repitam o processo as vezes que quiserem. Eu entrei lá pra dentro três vezes, com duas chuveiradas frias pelo meio. Aguentei-me 10min em cada vez, e 5min na terceira, depois fui-me lavar.
E como bom alentejano que sou, há que aproveitar as coisas... já que tinha o lume aceso na salamandra, abri a portinhola e meti uma linguiça das que trouxe comigo a assar nas brasas enquanto estava a tomar banho! Foi o jantar, com pão finlandês, banana, morangos e lête com chiclate. Levei um bocado da linguiça assada ao Pekka, o senhorio, que estava na varanda dele a apanhar sol... e o homem adorou! Ficou supreendido por ter carne verdadeira lá dentro, aqui as salsichas têm tudo menos carne, e já lhe disse que quando fizer algum petisco alentejano que lhe levo um bocado pra ele provar.
Numa pequena conclusão acerca da sauna, além de relaxante, faz muito bem à pele, pois o vapor abre e limpa os poros. Os choques com a água fria fazem bem à circulação, e voltar lá pra dentro molhado em água fria é uma sensação agradável. Hoje em dia a sauna tem uma conotação um pouco elitista, agregada aos spas e às esteticistas, mas surgiu como hábito de higiene e ocupa um lugar muito próprio dentro da cultura finlandesa. Durante muitos séculos, a Finlândia foi uma terra pouco evoluida (basicamente até ao final da Idade Média europeia eles estavam na Idade da Pedra), mas o que é certo é que enquanto o resto da Europa chafurdava nos próprios excrementos, os finlandeses andavam limpinhos e quentinhos graças à sauna.
E acho que descobri porque é que as finlandesas são tão bonitas. O segredo está na sauna, como faz tão bem à pele, dá-lhes um aspecto mais suave e atraente. Este fim de semana irei conhecer algumas nativas, que o Marko vai-me levar a uns bares, vamos lá a ver se as que andam nos bares têm a beleza que as que vejo nas lojas e nas ruas têm ;)
Saunaaaaaaaaa :D
ReplyDeleteA tua teoria é capaz de fazer sentido
lool...eh pá, vê é se quando voltares para cá, trazes a sauna atrás que quero experimentar xD
ReplyDelete(btw, continuo a achar o pormenor da linguiça fofo...e prático :p )
Levaste uma linguiça e assaste-a na sauna???
ReplyDeleteIsso não é fofo, isso é...é...é contra toda a segurança e higiene na cozinha e/ou sauna, é poluição olfactiva da sauna, é...muito Gui.
(não, não é gay, é gui mesmo)
Tambem quero sauna!!!:)
ReplyDeleteDiverte-te nos bares, depois tira fotografia com as meninas que conheceres:P