Wednesday 4 August 2010

Chapter XIX - Herkun portugalilainen lounas

Tinha falado com o Jari há uns dias atrás para fazer uma refeição portuguesa para o staff ou pelo menos para o pessoal da cozinha e ele gostou bastante da ideia. Levei o livro da Maria de Lurdes Modesto e ele escolheu uma receita ribatejana de sável assado na telha e perguntou-me o que é que seria bom a acompanhar. Para não ser batata cozida, lembrei-me das batatas a murro... "Punched potatoes", como livremente me atrevi a traduzir. Escusado será dizer que isto provocou algumas gargalhadas. E como prato vegetariano, feijão verde à alentejana.

Ontem fiz o petisco para o Herku, o restaurante do staff. Tive que usar salmão e bacon para o albardar em vez de sável e toucinho, mas o essencial do prato era a marinada. Mostrei como se faziam as punched potatoes e fiz ainda o feijão verde à alentejana, que só faltavam as sopas de pão para degustar a molhanga. Pediu-me ainda para escrever o menú em português, então ficou algo do género:

Herkun portugalilainen lounas!
Almoço português no Herku!
Portuguese lunch at Herku!

Peixe assado à ribatejana
Keskis-Portugali kala
Ribatejo style roasted fish

Batatas a murro
Qualquercoisa perunat (não me lembro do nome que ele usou para "murro" em suomi)
Punched potatoes

Feijão verde à alentejana
Etelä-Portugali kasvis
Alentejo style green beans

E no final, foram só elogios, para minha grande surpresa! Vários trabalhadores de diversas secções, bem como a directora de F&B e o director do hotel, fizeram questão de me dar os parabéns pessoalmente, tanto pela iniciativa de fazer algo diferente como pela comida em si. Resultado? Prá semana vão provar carne de porco à portuguesa, e mais qualquer coisa que ainda não decidi. Aceito sugestões, qualquer coisa que não tenha enchidos pois é a única coisa que não se arranja por aqui. Escolhi a carne de porco à portuguesa pois dois dos seus três principais componentes são venerados na gastronomia finlandesa: pickles, e claro está, batatas. Penso que se adequa ao palato deles e ao mesmo tempo é "exótico" QB.

Fiquei muito feliz por terem gostado, não estou habituado a que valorizem o meu trabalho, mas soube bem esta pequena massagem no ego. E tenho ideia que as punched potatoes vão figurar mais vezes no menú, além da piada do nome, o Jari gostou bastante delas.

Tenho trocado umas impressões com o Jari e a Tulja sobre a cozinha finlandesa e já ando com mais ideias para preparar carne de rena. E amanhã vou provar a famosa mustamakkara, o chouriço de sangue cá do sitio... vamos lá a ver como corre, não sou muito de coisas com sangue.

Posto isto, começo a ficar triste por ter que ir embora... só falta um mês para ter que voltar às baixas latitudes. Mas enquanto não vou, já sei como ocupar os próximos fins de semana. Neste vou à Estónia, no próximo a Turku e no seguinte a Lahti. Ter 50% de desconto nos comboios é óptimo, e são duas terras a uma hora e picos de Helsinki, dá pra ir de manhã e voltar à noite sem gastar mais de 10€. Cool, eh? E para terminar a minha estadia por aqui, já estou a esboçar o plano de viagem às terras do árctico... Rovaniemi, capital da Lapónia; Oulu, ligeiramente abaixo; Kuopio, Karelia do Norte e possivelmente Tampere quando estiver a regressar a Helsinki. Ainda estou com ideias de me meter no comboio Helsinki-St.Petersburg, mas para isso seria necessário visto e não sei quanto custa nem quanto tempo demora, provavelmente ficará para outra oportunidade.

E agora vou descansar que esta noite não dormi nada de jeito com a trovoada brutal que por aqui passou... se na sexta feira chove assim, estou bem f*dido, estou...

3 comments:

  1. Nada mau.. estás a ver como seres português já teve a sua utilidade ;) já ensinaste alguma coisa, e foi mesmo óptimo para a tua auto-estima teres esses agradecimentos, são merecidos de certeza, eheh ;) (btw, gosto das traduções, fica algo para o fofo :p)

    Sempre disse que tinhas talento para o assunto, havia era inveja, ahah :D

    Sugestões? Que tal umas migas ou uma pseudo-francesinha? (pseudo devido à falta de enchidos,lol)

    Boa sorte com o chouriço de sangue :p

    E não penses já em vir embora, aproveita mesmo bem este último mês, que pelos vistos não vais parar ;) Have fun :D (e não te preocupes quando chegares cá, basta fazeres a contagem decrescente para voltares e durante esse tempo, tens pessoas que te vão obrigar a andar mais "animado")...Sortudo, queria ir ao árctico, lool :p

    E bom descanso então, e manda aí alguma chuvinha, que isto por cá já não cai água há demasiado tempo :x (e pensamento positivo, sexta vai estar bom, senão podes dizer que passaste pela temperatura toda na Finlândia :p)

    PS: achei mesmo piada à situação das batatas a murro, loool..ainda vais andar na rua e a comentarem disso com jeitinho :p (daqui a uns tempos, prontos)

    ReplyDelete
  2. Migas? Com que pão? Isso já eu tinha pensado lol... francesinha é capaz de ser demasiado para o estômago deles,sobretudo tendo em conta que é para o almoço do staff...

    ReplyDelete
  3. Não precisas de pão para migas, podes fazer migas de batata.
    Bela ideia a do menu português!

    ReplyDelete