Friday, 20 August 2010

Chapter XXII - Só para dar sinais de vida...

Não me batam, vá... Após quase duas semanas sem dar notícias, resolvi vir aqui escrever qualquer coisa. O motivo da minha ausência/falta de paciência/preguiça para escrever tem sido os dias e horas extra de trabalho. Que ainda se tornam mais difíceis com 1200 pessoas no hotel...

Este esforço irá durar mais duas semanas e após isso, termino o estágio e vou de férias para Rovaniemi, capital da Lapónia localizada no Círculo Polar Árctico. Já andei a ver uns sites e na lista de sítios a visitar, estão um museu de antropologia e cultura Sami, uma quinta de criação de renas, um outro sitio de criação de huskies, um jardim zoológico só com animais polares e muito passeio pelas florestas, em retiro espiritual, para me preparar para regressar a baixas latitudes dia 11. Vai-me custar TANTO ter que voltar... bah!

As ondas de calor já andam a acalmar. Apesar de durante o dia ainda chegar aos 30 e tais graus, durante a noite já arrefece bastante. Hoje quando sai de casa às 6.35h estavam uns adoráveis 7ºC, temperatura ideal para pessoas que detestam o calor como eu. E segundo o Jari, em Rovaniemi sou capaz de apanhar neve, gelo e temperaturas negativas. Se eu não voltar, virei boneco de neve algures lá pra cima.

Segunda feira vão chegar novos estudantes aqui à residência, três alemães e três italianos. Isto significa ter que arrumar a casa, recolhendo todas as minhas propriedades espalhadas e juntá-las num só sitio, arrumar o frigorífico e os armários da cozinha para eles terem espaço para as comidas deles, e comer toda a carne de rena que me resta, bem como beber toda a Koskenkorva, para evitar que desapareçam misteriosamente... Tendo em conta que amanhã e domingo pego ao trabalho às 6 da manhã, pois temos o hotel cheíssimo com o concerto dos U2 aqui em Helsinki, vai ser penoso ter que tratar de tudo isto.

O programa after-work para os próximos dias irá incluir um retorno à Suomenlinna, uma visita a Korkeasaari, a ilha-zoo de Helsinki, e uma ida gratuita ao cinema, com bilhetes e pipocas à pála, graças aos vales oferecidos pelo hotel.

Para terminar, deixo uma questão aberta aos meus leitores: gostariam de adquirir um livro (físico) sobre a minha viagem por aqui, com histórias e imagens inéditas? Não será apenas uma impressão deste blog, terá um conteúdo diferente, apesar de algumas situações descritas figurarem no livro.

Deixem o vosso feedback acerca disto!

3 comments:

  1. Se for para oferecer, aceito o livro de bom grado 8D

    ReplyDelete
  2. aiii...7º graus...lucky..quer dizer aqui em espinho tem estado uma nevoeirada,eheh :D e já sabes "traz-me um bocadinho de neve" ;)

    recebeste vales?nice... :D grandes passeios,bem bom...

    isso do livro...acho k iria depender um pouco do preço :/ como sabes não ando propriamente em muito bom estado de finanças... (ainda ando a penar da fechadura,lol)... mas de resto,para apoiar,apoiaria na boa ;)

    bem,boa arrumação ;) e a ver se tens boa companhia :D

    hyvää työ (or something like that)

    ReplyDelete
  3. JS:
    se quiseres pouso pa ti...
    tinha de dizer algo indecente aqui pa LOlz
    Porta te bem e nao violes nenhuma rena por ai!

    ReplyDelete