Friday 25 June 2010

Chapter I - the arrival

Finalmente concretizei o sonho de meter as patas em terras finlandesas!

O vôo foi giro, já não andava de avião desde os 8 anos e sinceramente nem me lembrava como era. Gostei, tenho que andar mais vezes. Felizmente não tive problemas com a bagagem, tirando os 140€ que tive que pagar por trazer peso a mais... mas tinha que ser, vou cá ficar 3 meses, não podia vir só com uma muda de roupa...
Sobrevoar Paris durante a noite foi bonito, o céu estava limpo e via-se a cidade toda, enorme! Também deu pra ver Rotterdam, Amsterdam, uma terra que gostei no nome - Wilhlemshavem, algures na costa alemã, BILLUND e Aarhus na Dinamarca, Stockholm e quando dei por mim, aquelas 5 horas de viagem já se tinham passado e já estava chegando a Helsinki.


Cheguei às 5 e picos da manhã, com um sol desgraçado, apanhei a bagagem e meti-me no autocarro a caminho do centro de Helsinki. Quando lá cheguei, apercebi-me que o meu telemóvel estava em roaming e sem saldo... andei às voltas pela praça da estação dos comboios à procura do Marko, mas em vão. Lembrei-me de pedir a alguém que me deixasse ligar ou mandar sms a saber dele e assim o fiz. Fui abordar um grupo de jovens que me tinha abordado anteriormente a cravar um cigarro, expliquei-lhes a situação e o único que tinha telemóvel meteu-mo nas mãos e disse pra ligar. Assim que carrego no dial, aquela porra desligou-se... e eles estavam tão pedrados que nem se aperceberam disso. Ou seja, lá continuei a andar às voltas, a perguntar a que horas chegava o comboio de Kirkkonummi, mas ninguém me sabia dizer. Após quase uma hora, lá me liga o Marko a saber onde eu estava, sendo que tamem já lá estava há quase uma hora. Bonito, eh?

Carregado que nem uma mula, lá fomos a um supermercado comprar nomnoms pro pequeno almoço e dar uma voltinha a pé pela cidade, enquanto fazia tempo para ir visitar o hotel onde irei trabalhar, onde tinha combinado encontrar-me com os orientadores de estágio às 10h.
Com uns chuviscos pelo meio, lá fomos até ao Scandic Continental Helsinki. Por fora não parece grande coisa, mas por dentro... vivó luxo! Por alguma coisa é a maior cadeia de hoteis de 5 estrelas em toda a Escandinávia. Conheci o sub-chefe, bem como alguns colegas de trabalho. Gente muito simpática e amigável, para uma cozinha o ambiente era bastante relaxado. Começo segunda feira a limpar os frigoríficos e os armazéns, vamos lá ver como corre.

Posto isto, seguimos novamente para a estação. Comprei um cartão com número finlandês, para quem me quiser contactar, o número é 0417430690. Reforço o aviso de que o meu número português está desligado durante os próximos meses.

Continuamos para a terra do Marko, Kirkkonummi. Do mais calmo que pode haver, a meia hora de Helsinki. E pelos vistos o meu antigo cartão da faculdade ainda me dá descontos e consegui pagar apenas meio bilhete, o que é óptimo!

Cheguei, deitei-me um pouco pois estava sem dormir há mais de 24 e já se sabe como eu sou... Almoçamos, agora está ele a ver o mundial, a torcer por Portugal e super admirado por eu ser anti-futebol e nem apoiar a equipa nacional, e eu aqui a por-vos a conversa em dia.

Para terminar, alguns factos que pude constatar desde que aqui cheguei:

- Os finlandeses não são nenhuns postes. Há alguns que são bastante altos, mas não me sinto desenquadrado com o meu 1.70m.

- Helsinki, e todo o pais, pelos vistos, é bonita, cheia de verde, calma e limpa. Lisboa ao lado disto mete ainda mais nojo!

- As finlandesas são extremamente bonitas, quase todas as que vi. Não é exagero!

- As coisas são extremamente caras, até assusta!

- É de facto um povo muito calado e muito na deles, o que eles por cá chamam sisu, mas quando é preciso são simpáticos e atenciosos.

- Quanto mais conheço desta lingua, mais me assusto e mais me confuso. Mas hei-de sair daqui a falar suomi minimamente bem!

Por hoje é tudo. Se amanhã não continuar a chover, vamos dar um passeio pela floresta e um mergulho num lago.

E já agora, muito obrigado ao Marko por me receber; e à Luisa por me ter aturado no aeroporto. Fica descansada que sisters até posso arranjar mais algumas sem penalização da tua parte, mas Winstinho só há esse ;)


10 comments:

  1. Ha ha. :) May the force be with you. *

    ReplyDelete
  2. LOL! Só tu rapaz, só tu!

    Depois quero fotos das loiraças! Ahah.

    ReplyDelete
  3. Ainda bem que a viagem correu bem! Também gosto muito de andar de avião também, é uma sensação brutal. Viste Paris meu cabrãozinho +.+ que sorte! Um dia ainda lá vou!

    Já vi que a chegada a Helsinki foi recheada de peripécias, como sempre, na tua vidinha!

    Se puderes vai tirando fotos para o pessoal ver como é que é isso ai (e me aguçares mais a vontade de conhecer os países nórdicos e verdinhos) :P

    Como é que te podes sentir desenquadrado se tens, precisamente, 1.70? É a altura ideal xD

    Beijinhos portugueses da Niz :)*

    ReplyDelete
  4. Fiquem descansadas as duas que hão-de haver fotos tanto das loiraças como do resto do país ;)

    ReplyDelete
  5. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  6. okay, whatever you write, I'm happy you reached Finnland successfully ^^

    ReplyDelete
  7. Allo:) fico muito contente por já ai estares e depois de imprevistos la conseguiste encontrar o Marko.
    Opa diverte-te e aproveita tudo o que conseguires ai da Finlândia. Boa sorte amoro.
    Manda um beijinho meu ao Marko lol
    Depois vou passando aqui pelo teu blog pra ver como anda a correr isso***

    ReplyDelete
  8. Que sorteeeee

    ReplyDelete
  9. Gostei! Vai contando mais coisas engraçadas do país!
    Beijinho e tudo de bom

    ReplyDelete
  10. hey, fico feliz por te sentir animado!!!
    Aproveita - o futuro tá no norte ;)
    bj grandes
    tania

    ReplyDelete