Thursday 2 September 2010

Chapter XXV - Último dia no Scandic & O Sacro-Império Romano-Germânico

Após tantos dias e horas extras de trabalho, finalmente terminei o estágio. Para acabar em grande, adivinhem o que passei o dia a fazer? A mis-en-place do costume? Nop. Os buffets frios? Não. Empratar a comida para os banquetes? Neps. Ficar à frente do fogão a terminar os pratos para o serviço à lá carte? Tambem não. Lavar loiça o dia todo? YES!

Esta semana entrou um rapaz nepalês para a copa. Além dele não estar habituado ao trabalho, tem que ir embora às 14h porque tem um segundo emprego às 15h... o que se torna um pesadelo pois fica muita loiça por lavar. Ontem destacaram-me para o ajudar o dia inteiro... e o trabalho era tanto que às 16h estava eu e os dois chefes a correr dum lado pró outro com a loiça. Custou bastante e as costas ainda se queixam, mas lá se deu conta do recado. Sinceramente é serviço que desejo a muitas pseudo-estrelas da cozinha, aprendiam logo a ter outro respeito por este trabalho e por quem o faz, coisa que quase nunca acontece.

Sei que o Jari lê o blog de vez em quando, por isso aqui fica uma mensagem a toda a equipa:
Jari, Johann, Ben, Tulja, Eila, Jie, Sihng, Violetta, Jean Pierre, Shito, Pauliina, Annika and everyone who I worked with at Scandic Continental Helsinki, my best regards to all of you. I had a great summer and the best time of my life working with this team, I hope I can come back in the future. Kiitos paljon!

A segunda parte do post de hoje é sobre os meus novos colegas aqui na residência: 3 alemãs e 3 italianos/as. As alemãs são maníacas pelas limpezas, não têm noção... Fora isso, é tudo boa gente, sempre animadas e bem dispostas. Ontem perguntaram-me se eu sabia por a sauna a bombar, pois nem uma facção nem outra alguma vez tinha lá ido. Como sou bonzinho, perguntei-lhes a que horas chegariam hoje a casa vindos do trabalho, para eu ter a sauna a bombar e irmos todos pra lá. Não sei ainda se estão dispostas a mixed gender e sem roupa, que é como a sauna deve ser, mas logo se vê isso.

Espero não ser condenado à guilhotina ou a qualquer sentença de execução ou tortura, mas aqui fica uma foto do combíbio germânico-romano-luso, tirada ontem à noite. Destaque para o bolo de maçã da Tanja que levou horas no forno e quando saiu a maçã ainda estava crua, e o bolo de morango que comprei no supermercado mas que ainda estava congelado quando o ataquei. Como poderão imaginar, grande parte das conversas da noite revolveram em torno destes dois bolos que, qual tortura de Tântalo, nunca mais estavam comestíveis...





Sábado vamos todos passear: Linnanmäki, Korkeasaari e uns bares em Helsinki. E domingo à noite sigo para Rovaniemi! Can't wait ^^

Ah, e está decidido: ao longo das próximas semanas irei trabalhar num livro sobre a minha viagem pela Finlândia. Em princípio será lançado ainda antes do Natal, edição caseira, com o melhor do espírito DIY. Não posso falar já em preços, mas será acessível, apenas o suficiente para cobrir as despesas de produção. Quando tiver mais detalhes aviso. E para vos espevitar ainda mais o interesse, posso adiantar desde já que o capítulo sobre a Lapónia será exclusivo do livro! O blog apenas terá uns pequenos spoilers, por isso, quem estiver interessado, já sabe!



2 comments:

  1. Grande Guilherme, antes de saires, serve-lhes uma açordinha d'alho com bom bacalhau, para ficarem a conhecer a comida alentejana.
    sorte para ti e um grande abraço
    João Realista

    ReplyDelete
  2. Se precisares de ajuda para o lançamento do livro, fala comigo, que arranjamos alguma coisa, entre biblioteca da escola, biblioteca municipal e o mais que se puder arranjar.
    rosa

    ReplyDelete